Comportamento do Consumidor: Como Isso Impacta em Sua Empresa?

Comportamento do Consumidor: Como Isso Impacta em Sua Empresa?

Vivemos em um ambiente no qual existe um excesso de informação, extremamente conectado e dinâmico, onde os clientes têm voz e o maior desafio das empresas é entregar o conteúdo certo para as pessoas certas da forma mais humanizada possível. Baseado nessa nova realidade, em que o mundo off-line e on-line se misturam em uma só experiência, o que esperar desse novo comportamento do consumidor digital?

Sabemos que antes de entrarmos nessa era digital o consumidor não tinha voz ativa, ele era considerado passivo, sabíamos se um produto e/ou serviço era bem quisto quando o volume de vendas era atingido ou por meio de pesquisas. Atualmente o consumidor tem voz ativa com o ingresso das empresas nas redes sociais.

E PORQUE EU PRECISO ENTENDER ESSE NOVO COMPORTAMENTO?
Compreender o comportamento do consumidor na era digital é fundamental para entender o impacto das mudanças culturais, econômicas e tecnológicas presentes na vida das pessoas, já que uns dos mandamentos do marketing é: conheça seu público / target / persona. Quando temos isso em mente, o consumidor se torna o centro das estratégias e as empresas que se adaptam a essa nova realidade (soluções, atendimento, promoção, comunicação aos hábitos, necessidades e valores) saem na frente. É válido lembrar que as ações do marketing tradicional não acabaram, muito pelo contrário, é preciso que as empresas entendam e combinem os dois ambientes em uma só experiência, conhecida como Omnichannel.

Quais as principais ferramentas que podemos usar para atingir o meu consumidor?
Podemos citar os três principais:

Google
O Google é o grande responsável por direcionar a produção de conteúdo para toda a internet. Esse poder de influência sobre o mercado de conteúdo on-line se deve ao fato de o Google ser o ponto de partida da jornada de quase todos os consumidores de hoje.

Redes Sociais
Esse podemos dizer que realmente mudou completamente a relação entre as marcas e seus consumidores. O Facebook e Instagram mostraram aos profissionais de marketing que as redes sociais são um grande ambiente de negócios. São elas que oferecem uma riqueza de dados sobre os consumidores que seria inimaginável décadas atrás, e são elas que oferecem a oportunidade das marcas se aproximarem do cotidiano do seu público e engajá-lo.

E por último e não menos importante, as plataformas de prestação de serviços contribuíram e muito para a construção do comportamento do consumidor. Após o lançamento do iPhone em 2007, o mundo entrou de cabeça nos aplicativos.

MAS, AFINAL DE CONTAS, DIANTE DE TODAS ESSAS INFORMAÇÕES, QUEM É ESSE CONSUMIDOR?
É aquele que deve ser o alvo das suas ações de marketing, a maioria deles representada pelos millennials (indivíduos nascidos em meados dos anos 80 e 90), geração essa que sentiu na pele todas as transformações desencadeadas pelas evoluções tecnológicas digitais. Isso significa que o consumidor transcende as gerações, sendo ele:

1. Exigente
2. Curioso
3. interativo
4. Independente

E COMO NOS ATENTAR A ESSE NOVO PERFIL?
O novo consumidor já está mudando a atividade de muitas empresas que estão considerando as principais mudanças:
1. Experiência com o cliente
2. O consumidor é Ominichannel
3. O cliente tem poder
4. Humanizar é preciso

Reunindo todas essas informações e entendendo como a sua persona pensa, podemos afirmar que algumas práticas do marketing são essenciais e fundamentais para que a sua empresa ganhe destaque na era digital.

Por Anelisa Barbosa / 16 de Maio de 2022

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