Marketing: O Que NÃO Fazer em Tempos de Crise?

Marketing: O Que NÃO Fazer em Tempos de Crise?

Em tempos de crise o primeiro recurso a ser cortado são os investimentos em ações de marketing, isso acaba sendo mais comum do que se pensa. Hoje, devido a uma pandemia que desestabilizou a economia mundial, muitos pararam não apenas com o marketing e nós entendemos isso, mas também temos uma outra visão. Trabalhar e investir em projetos on/off em tempos de crise faz com que o cenário atual seja avaliado, adaptado, além de ajudar a definir prioridades e identificar oportunidades para atuar de maneira estratégica e eficiente.
Independente da sua situação o investimento em marketing é fundamental para a empresa, passar a compreender que é necessário estabelecer boas estratégias a partir dos seguintes conhecimentos:

  • O que acontece na sua empresa?
  • Qual o seu mercado?
  • Quem é o seu público/nicho?
  • Como está a sua economia?
  • E como a sua empresa é representada na sociedade?

É preciso verificar também que não se deve pegar apenas pontos isolados, é preciso ver o todo, analisar qual a dimensão que será afetado ou beneficiado, pois na crise o impacto é muito relativo.

QUAIS OS TIPOS DE CRISE?
Existem as crises de caráter interno que podem ser relacionadas a uma má gestão, campanhas publicitárias mal sucedidas, problemas financeiros ou má conduta dos colaboradores. Há também as crises de caráter externo, como o impacto mundial da COVID-19 que se encontram fora da empresa mas afeta de forma direta diversos negócios devido a sua dimensão e duração. O nosso papel aqui é encontrar soluções para direcionar o trabalho de marketing em tempos de crise, entender a natureza desse evento e saber qual a melhor maneira de agir. É importante lembrar que o marketing não se limita apenas a publicidade e propaganda, sua ação pode definir e atualizar modelos de negócio, desenvolvimento de produtos, criação e fortalecimento de marca, gerar engajamento e relacionamento além de educar os consumidores e inovar empreendimentos, ou seja, auxiliar e conduzir a empresa ao longo de sua trajetória.

Hoje o consumidor não procura apenas produto ou serviço, ele busca um relacionamento com a marca, experiência, valor e atitude relevante, é necessário estudar de forma ampla e dinâmica. Sabemos que crises geram muita ansiedade e por isso, em momentos como esse, é essencial compreender as circunstâncias para agir de maneira rápida e racional. Calar-se ou desaparecer durante um momento ruim prejudica severamente sua posterior retomada, o que deve ser feito agora é estreitar o relacionamento com o público e elevar a confiança desses consumidores no que diz respeito ao seu negócio. Esse é primeiro sinal para o retorno das vendas com o máximo de tração.
Quer saber como o marketing pode te ajudar hoje? Entre em contato com a gente.

Por Anelisa Barbosa / 29 de Maio de 2020

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