Inbound Marketing: Como Aplicá-lo em Seu Negócio?
Assim como o Marketing de Conteúdo precisa fazer parte do dia a dia da gestão e do planejamento de comunicação de uma empresa, o Inbound Marketing deve estar presente nas estratégias e ações e marketing. Mas afinal de contas, por que ele é tão importante assim?
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias com o objetivo de compartilhar conteúdo voltado ao público-alvo, com o intuito principal de conquistar e comunicar com seu cliente em potencial de forma direta, criando um relacionamento duradouro por meio de conteúdos relevantes. É por isso que ele também é conhecido como Marketing de Atração. Seu principal conceito é a comunicação aberta, onde as pessoas procuram o seu produto e/ou serviço por interesse, gerando maior engajamento e um relacionamento estável entre cliente e marca, diferentemente do marketing tradicional em que a comunicação é feita de forma unilateral, ou seja, você anuncia seu produto para o maior número de pessoas com uma oferta direta.
Resumindo, o Inbound Marketing distribui conteúdo relevante ao target da seguinte forma:
ATRAÇÃO (personas): blog, páginas, mídia sociais e palavras-chave.
CONVERÇÃO (visitantes): contatos, formulários, landing pages e call-to-action.
VENDA (leads): e-mail marketing, integrações CRM, fluxo de trabalho e qualificação de lead.
ENCANTO (clientes): conteúdos, mídia social, call-to-action e e-mail marketing.
Mas e aí, vale a pena investir em Inbound Marketing? A resposta é um grande SIM e vou te dizer três motivos importantes:
1. Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante que traz benefícios não só pra quem consome, mas para também para empresa. Esse método tem tudo que é preciso para construir uma marca forte e capaz de aumentar as vendas.
2. Alcance do público certo não significa quantidade, mas sim qualidade. De forma segmentada, a captação de novos leads torna-se muito mais rica quando a estratégia atrai público-alvo que realmente se interessa pelo seu produto e/ou serviço.
3. Mensuração de resultados em tempo real. É nesse momento que conseguimos obter os números, conversões e gerar todas as métricas das ações.
A única coisa que pode impedir uma empresa de ter sucesso com a metodologia de Inbound é o mau planejamento ou uma execução de baixa qualidade. Entender como o seu mercado funciona e o que você oferece ao seu público com um bom planejamento é sinônimo de sucesso garantido.
Por Anelisa Barbosa / 26 de Fevereiro de 2020