Inbound Marketing e  Outbound Marketing: Como Funcionam e Quais São as Principais Diferenças?

Inbound Marketing e Outbound Marketing: Como Funcionam e Quais São as Principais Diferenças?

O que são essas estratégias e como elas podem ajudar no planejamento para sua empresa? Primeiro precisamos entender o que cada uma delas significa.

Outbound Marketing
A principal razão pela qual a sua empresa existe, ou melhor, que justifica a sua existência, é o cliente e a aquisição, pois a conquista desses consumidores s é um dos processos mais importantes do marketing. O Outbound Marketing é muito conhecido como o Marketing Tradicional, aquele que utiliza ferramentas convencionais, como TV, rádio, outdoors, dentre outros. O custo das ações de Outbound geralmente são mais altos e nem sempre é possível medir os resultados, porém essa é uma estratégia muito usada por algumas empresas. Em contrapartida, o Inbound Marketing tem um custo muito menor e sua metodologia é feita por processos que passam por algumas transformações.

Definitivamente o Outbound está muito bem obrigado, as pessoas continuam consumindo produtos midiáticos, ainda atendem telefonemas e observam os outdoors espalhados pela cidade. E para chamar a atenção do consumidor é preciso elaborar conteúdos criativos, investir no público-alvo para que haja uma conexão na mensagem enviada. Mas toda essa estratégia de Outbound também abriram portas para o digital, através dos anúncios em Google, Facebook e Instagram Ads, que são excelentes ferramentas para promoção de conteúdo, no entanto a mensuração de resultados fica restrita ao ambiente digital.

Inbound Marketing
Com a mudança da tecnologia, houve um aumento significativo de informações que recebemos diariamente através da internet, uma das estratégias mais relevantes para se trabalhar é o Inbound Marketing, que tem como principal objetivo atrair clientes por meio de conteúdo relevante e de qualidade, proporcionando uma jornada de compra muito mais segura. É importante ressaltar que uma estratégia não anula a outra, assim como a internet não substituiu a televisão, os links patrocinados não anulam a mídia impressa, o marketing tradicional também pode ser ainda um grande aliado de vendas, principalmente se fizer sentido para estratégia da empresa utilizar juntamente com o Inbound Marketing. No ambiente digital, os usuários decidem o que querem ver, o que buscam e consomem, mudando principalmente o processo de compras, e é aí que entra o Inbound Marketing que, por meio da produção de conteúdos de valor, atraem a atenção do consumidor para um processo de vendas, muito conhecido como funil de vendas, mas esse é um assunto para outro dia.

O Inbound é uma metodologia baseada em 4 principais fundamentos:
Atração: conteúdos de qualidade (blogs / redes sociais / landing pages / e-books), os usuários se tornam visitantes.
Conversão: com o consumo desses conteúdos de valor, os visitantes se tornam leads (pessoas que se mostraram interessadas na sua marca e/ou produto). Esses mesmos visitantes passarão pela fase da nutrição, como os Call-to-actions, formulários e landing pages que ofereçam materiais ricos que os levam para ao próximo passo.
Fechamento: é nesse ponto que o lead vai perceber que tem um “problema ou dor” e quer resolvê-lo. Você vai mostrar como pode ajudar, até ele se tornar um cliente.
Fidelização: Aqui você já ganhou o cliente e precisa transformá-lo em fiel da sua marca/empresa, a fidelização existe para isso.

5 pilares do Inbound Marketing
Agora vamos entender um pouco mais sobre os pilares do Inbound Marketing e como ele funciona. Vamos considerar agora o seguinte: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias complementares; para que o Inbound funcione é necessário o conteúdo, e o Marketing de Conteúdo precisa de meios para ser entregue, como:
SEO
Palavras-chave
Copwriting
Redes Sociais
CTA
E-mail Marketing
Automação de Marketing

Uma estratégia contínua e bem alinhada leva a resultados fantásticos e facilmente mesuráveis. Então vamos aos principais pontos:
Criação de conteúdo: quer que a sua empresa seja bem sucedida, invista em marketing de conteúdo. Ele deve ajudar a resolver os problemas e questionamentos, ser útil, de qualidade e ser direcionado às pessoas certas. Por isso a importância de se criar persona, para que o seu conteúdo atinja o alvo.
Processos: é preciso entender que pessoas diferentes precisam de métodos e atendimentos diferentes. Produtos ou serviços mais caros podem exigir mais interações, por esse motivo é importante compreender em qual etapa do processo de vendas o seu cliente está.
Personalização: quanto mais você conhece o seu lead, mais dinâmico se torna o processo de compra. A personalização da mensagem à medida que se entende melhor o seu público, seu mercado e estar atento ao timing de lançamento do conteúdo, melhor será para a diferenciação da sua empresa. Busque personalizar sempre seus conteúdos.
Presença: não fique preso apenas em um canal, uma boa estratégia é aquela que está presente em canais que possam ser compartilhados para manter conversas individuais com cada consumidor.
Métricas: a pergunta é: quantas visitas são necessárias para converter um lead? Quantos estão se tornando seus clientes? São métricas importantes que garantem resultados excelentes no seu plano, é compreender que no Inbound Marketing um pilar depende do outro.

Apesar de serem diferentes e trabalharem em vertentes opostas, o Inbound e Outbound Marketing geram resultados incríveis quando trabalhados em conjunto, como eu disse no começo desse texto, um processo não anula o outro. Veja abaixo no quadro comparativo.



Dizem que o Inbound é o futuro do Marketing, ele vem se tornando uma estratégia cada vez mais utilizada nas campanhas e com resultados mais assertivos, mas isso o Outbound também tem o seu brilho, é preciso criatividade para gerir as duas estratégias.

Por Anelisa Barbosa / 20 de Junho de 2023

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