O que é e Como Funciona o Metaverso?
O Metaverso é um conceito que une realidade aumentada em ambientes virtuais em um espaço com influências da vida real. A ideia é que as pessoas se conectem e interajam nesse mundo da internet, ou seja, teremos avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter vida social e bens materiais em um universo totalmente online. Esse termo não é novo, surgiu há dez anos com a obra de Neal Sthephenson chamada “Snow Crash”, onde há a sincronização entre realidade e ficção, porém apenas em 2021 esse termo ganhou destaque.
E quais aplicações do Metaverso?
Realidade virtual e simuladores 3D, são exemplos mais simples. A medicina é um segmento com grande potencial para o uso dessa tecnologia, como: cirurgias à distância, cursos, etc. Já no ambiente corporativo as reuniões e treinamentos à distância de uma forma totalmente virtual diminuiriam os custo de uma empresa. É válido lembrar que o Metaverso está na mira dos profissionais de marketing.
Como essa tecnologia pode beneficiar as empresas?
É fato que o Metaverso abre um leque de possibilidades, inicialmente restrita aos investimentos e transações monetárias e agora ele é palco dos mais diversos tipos de aplicações, como: compra de ingressos, contratos virtuais, entre outros.
Além de ser uma grande uma grande promessa, investimentos já estão sendo feitos, marcas famosas como Nike, Vans e Gucci já atuam em Metaverso oferecendo itens digitais, eventos e até mesmo lojas construídas para entregar uma experiência de realidade virtual. Celebridades como: Anitta, Sabrina Satto e Bianca Andrade usam a sua influência para criar uma experiência inovadora com os seus seguidores.
Embora ainda exista muita expectativa, principalmente para o marketing, o Metaverso é uma nova forma de divulgar e vender produtos e certamente as empresas têm muito a ganhar fazendo parte dessa transformação.
Por Anelisa Barbosa / 22 de Setembro de 2022